terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Molho de Soja Especial (vegano)

  Às vezes a gente nem sabe o que é, mas o molho que acompanha faz toda a diferença, não é ?! Essa foto abaixo é um prato típico de Taiwan, ele se chama Oá Jien, e se parece com uma panqueca bem molinha. Geralmente ela é feita com ostras, mas a versão vegetariana da receita que encontrei é feita com cogumelos. 

  É meio difícil eu explicar pelo blog como que se prepara esse prato, mas se alguém se interessar, eu mostro mais em detalhes a receita. Esse é um prato típico taiwanês que amo de paixão.
Foto retirada de um website sobre receitas vegetarianas em chinês:

 http://susi801126.pixnet.net/


  O molho que eu descobri recentemente foi este molho de soja. Ele vem engrossado com amido e facilita muito a preparação de pratos refogados. Ele vai bem como acabamento em Yakissoba, em arroz, em verduras cozidas, enfim. Dá para fazer uma infinidade de pratos com esse molho.

Um produto sem corantes e sem conservantes. Manter em geladeiro após aberto.

 O bom dele é que é um molho mais leve, apesar de ser engrossado, tem um gosto levemente adocicado. Então se você não gosta de comida com gosto meio adocicado, talvez você acabe não se acostumando com esse molho.

  Eu não gosto de usar shoyo em tudo porque às vezes fica salgado demais. Mas variar o molho de vez em quando parece que dá um sabor especial na comida. Eu uso muito esse molho, geralmente consumo uma garrafinha dessa a cada dois ou três meses.

Onde achar:

Mercearia Gordo Wu na Liberdade. (até agora não vi em outras mercearias, por favor me contem se encontrarem em outros lugares)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Começando Bem Meu Dia

8 Grãos Nobres 100% NATURAL

  Este é um produto que me apaixonei ultimamente. Trata-se de uma mistura em pó contendo oito tipos de grãos. Nele contém arroz integral, aveia, semente de chia, feijão azuki, gergelim preto, linhaça dourada e soja preta. A mistura é feita de forma equilibrada e é ótima para estimular o crescimento de cabelos fortes e sadios devido ao gergelim preto.

O Lotus referido no canto esquerdo da embalagem refere-se à marca, não ao restaurante Lotus de São Paulo. No lado inverso da embalagem contém um telefone para compras. Porém, como o produtor mora no interior de São Paulo, existem outros lugares que vendem.


 Eu tenho dificuldade de comer gergelim preto em pó puro por ser meio áspero, mas eu achei maravilhosa a idéia de misturar aveia e linhaça em pó, porque são grãos que se hidratam em contato com a água e acaba formando uma espécie de papinha. Optei por esse produto para substituir meu café durante a gravidez.

Semente de Gergelim Preto em pó


Os benefícios 

Arroz Integral: Previne o surgimento de doenças cardiovasculares, favorece a digestão, promovende o bom funcionamento intestinal.

Aveia: Melhora a resposra imunológica; reduz níveis de colesterol, estabiliza o açucar no sangue, reduz o risco de diabetes e é antioxidante.

Chia: Auxllia no emagrecimento, proporciona saciedade, combate o colesterol, e a hipertensão, oferce 3 vezes mais ferro que o espfinafre, auxilia no metabolismo celular, melhora o sistema imunológico, protegea pele e olhos contra o envelhecimento, e regula o intestino.

Feijão Azuki: Auxlia na fomação óessea, fortifica e regenera os rins cansados, indicado para combater o diabetes e hipertensão.

Feijão Moyashi: Bom para o coração, promove a saúde de cólon, tem efeito antiflamatório, contém ferro para energia, benéfico para imunidade e é rico em antioxidantes.

Gergelim Preto: Fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado, combare dores reumáticas lombares e de joelhos, evita queda e branquamento precoce dos cabelos e melhora a elasticidade da prele.

Linhaça Dourada: Combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, desobstrui as artérias, estimula o intestino, podereso desintoxicante.

Soja Preta: Reduz o risco de ataque cardíaco, fornece energia e nivela níveis de açucar no sangue.

  Eu conversei com a produtora deste produto e ela me garantiu que a soja preta usada neste produto é não-transgênica. E ela me mostrou um certificado comprovando isso. Eu achei interessante pois é difícil encontrar um produto tão nutritivo e prático para o dia-a-dia.

  Costumo misturar duas colheres dessa mistura em 300ml  leite (pode usar leite vegetal) quente ou água quente. Eu achei melhor misturar com um líquido quente primeiro porque isso ajuda a hidratar todos os grãos. Esperar 10 minutos antes de tomar.


Onde comprar:

Loja Yu Shen- Av. Senador Queirós 150. Fica perto do metrô da Luz.


A loja Yu Shen fica perto da saída do metrô da Luz









domingo, 28 de dezembro de 2014

Folha de Batata Doce (vegano)

Folha de Batata Doce

  Também conhecida como " o alimento da longevidade" entre os asiáticos. Ela é consumida por muitas pessoas por ter muitos benefícios, entre elas por ser rico em fibras, ajudar o sistema digestivo a funcionar melhor, evitar constipação, ajudar na eliminação de toxinas do corpo, prevenção da hemorróidas, e é consumido principalmente por pacientes de câncer de intestino.


  Eu gosto muito de folha de batata doce cozida apenas em água. Costumo comer as folhas e tomar a sopa dela também. Tempero apenas com óleo de azeite e sal. Uma vez ouvi um médico dizer que não adianta comer apenas as folhas dela, é preciso tomar seu caldo junto para ajudar na digestão no intestino.



Como plantar:

  Não é preciso da batata em si para plantar, caso você tiver as folhas, deixe apenas o caule para replantar na terra e regue bastante água. Elas crescerão devagar no primeiro mês, mas depois crescerão em abundância e se formarão batatas debaixo da terra após alguns meses de cultivo.

  Para escolher a melhor espécie de folha de batata, é preciso um pouco de cautela. Pois as folhas de batata doce do Brasil são mais fibrosas e mais duras para comer. Acredito que as batatas roxas que vendem nas mercearias na Liberdade sejam de Taiwan, essas são mais saborosas de se consumir as folhas.

  Tente plantar batatas doces, elas raramente dão problema, não exigem adubo, nem pesticidas, apenas precisam de uma regada de água por dia. O único problema é que se você tiver outras plantas em sua horta, terá de fazer uma separação, pois a folha da batata se alastra pelo terreno facilmente.

  Eu amo plantar e quero compartilhar isso com todos vocês. Se tentarem, me contem nos comentários para dividir essa notícia tão alegre comigo!

  Onde comprar: 

  Eu consegui comprar uma vez em São Paulo na Liberdade. Numa loja chamada Mercearia Gordo Wu, ( Rua Conselheiro Furtado 119. Telefone (11) 3104-1644 ). Acho que não são todos os dias que  eles oferecem a folha de batata doce. Portanto é melhor ligar antes de ir na loja.

  A mercearia é Taiwanesa mas sempre tem alguém que fala português. Quanto aos preços lá não costumam ser barato mas acho que dependendo do produto vale muito a pena.  Aliás, amo essa loja, pois ainda tem muitos outros produtos essenciais para a minha alimentação. Vou contando mais para vocês aos pouquinhos.

Como cozinhar:

  Esta folha é rica em ferro, e por isso ela escurece quando é aquecida. Procure não usar panela de ferro ou de alumínio pois elas esquentam demais em pouco tempo e isso escurece a folha. Mas queremos folhas verdes e macias. Tenha perto do fogão um bule com água quente.

  Assim que você refogar com óleo algumas lascas de gengibre e pimenta (opcional), coloque todas as folhas de batata doce dentro da panela no fogo alto. e continue revirando para não queimar. Depois de 30 segundos, despeje um pouco de água quente dentro da panela e continue mexendo.

  Ela vai soltar uma água meio escura assim que as folhas murcharem, porém continuarão bem verdes. Desligue o fogo e coloque um pouco de suco de limão espremido para retirar a cor escura do caldo. Não se preocupe, pois não deixará o gosto azedo. E bom apetite.